top of page

atividade acadêmica

Como professor, Liberal de Castro teve papel determinante na formação da maioria dos arquitetos cearenses. Desde sempre, incutiu nos alunos a importância da História no ensino da Arquitetura, tão patente em todas as suas aulas, tendo influenciado o gosto pela matéria em vários de seus discípulos.

 

Com os estudantes, realizou levantamentos da arquitetura colonial cearense nas cidades de Icó, Aracati e Sobral, além de Fortaleza, como também em outras cidades do Nordeste, como São Luis e Alcântara, no Maranhão. Esse material constitui importante acervo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC. A biblioteca do Curso foi batizada com o nome do arquiteto, como forma de reconhecimento por sua contribuição.

 

Foi ainda bolsista-pesquisador da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no ano de 1976, onde realizou estudos sobre a arquitetura antiga cearense, matéria que foi tema de sua tese de Livre Docência, defendida em 1981.

 

Aposentou-se no ano de 1993, o que não significou, absolutamente, o seu afastamento do Curso de Arquitetura, o qual frequenta assiduamente, tomando parte de todas as decisões importantes do Departamento, onde mantém contato frequente com professores e alunos, discutindo arquitetura, produzindo textos e artigos, além de orientar dissertações e teses, mesmo que por vezes informalmente. Participa ainda de bancas de concurso para professor ou de defesas de dissertações e teses de Mestrado e Doutorado.

 

Afora isso, seu aguçado sentido ético e sua vasta e diversificada cultura fazem com que recorram a ele inúmeros colegas e antigos alunos, em busca de consultorias e “aconselhamentos” profissionais, sendo sempre perfeitamente atendidos.

 

Entre tantas contribuições, conforme citado acima, o arquiteto foi pioneiro no estudo, sistematização e documentação da história e conseqüente preservação da arquitetura e urbanismo cearenses. Este pioneirismo se justifica também pelo fato de que pouco ou quase nada tinha sido escrito até então sobre a arquitetura e o urbanismo no Ceará, seja porque a produção local foi alijada da historiografia nacional da arquitetura e do urbanismo, seja porque a maioria dos escritos sobre a cidade se inseria na história geral do Ceará.

bottom of page